EUA aprovam teste de células-tronco em humanos para curar lesões na coluna

Edição Bom Dia Brasil do dia 12/10/2010

É apenas o começo de uma longa caminhada, mas traz esperança. Se der certo, o tratamento revolucionário vai poder, no futuro, curar lesões na coluna.



É em um hospital em Atlanta que a ciência quer tornar real o que só se ouvia falar em milagres. Uma pessoa que teve um ferimento recente na medula e perdeu os movimentos nas pernas foi escolhida pelos cientistas para, quem sabe, um dia voltar a andar.

É o resultado de anos de pesquisas com células-tronco: células especiais presentes no embrião e também no corpo já desenvolvido e que têm a capacidade de se transformar em quase todos os tipos de células humanas.

Quando a medula sofre uma lesão séria, os sinais enviados pelo cérebro não chegam aos membros e a pessoa perde os movimentos. Agora, os pesquisadores estão injetando células-tronco de embriões humanos no local da lesão. O objetivo é tentar restaurar os nervos e as ordens enviadas pelo cérebro.
É a primeira vez que se usam células-tronco para tentar recuperar os nervos danificados da medula em um ser humano. A técnica já foi usada em ratos, com sucesso.

Depois das injeções, os animais recuperaram os movimentos perdidos. O que está acontecendo agora, em pacientes humanos, é a segunda fase de uma pesquisa que ainda está em andamento.
O tratamento, ainda em fase de testes, foi liberado pelas autoridades americanas. Mas isso não quer dizer que, depois, o paciente vai se levantar e andar.

Como todas as pesquisas no mundo com células-tronco, os resultados esperados pela ciência ainda estão bem longe de virar tratamento de rotina nos hospitais.

FLÁVIO FACHEL  -  Nova York
Fonte: Globo.com - Bom Dia Brasil  
0 Responses