Natal - O nascimento de Jesus – Lc 2.1-14

“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” -  Lucas 2:10-11



Sabemos que no Natal comemoramos o nascimento de Jesus. Sabemos também, que o nascimento de Jesus foi planejado por Deus com alguns objetivos para a humanidade. Quero dizer com isso, que não podemos comemorar o Natal sem refletir pelo menos sobre um dos seus objetivos.

Nesta ocasião abordaremos sobre “reconciliação”. Você já pensou nisso? O nascimento de Jesus proporciona reconciliação. Será que as pessoas hoje precisam de reconciliação? O versículo 14 diz: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”. Preste atenção! Esse versículo fala sobre reconciliação, você consegue discernir? 

O que é reconciliação? Reconciliação é quando um relacionamento quebrado é restaurado. Reconciliação é restauração da paz. Reconciliação é paz na terra.

Nunca haverá paz no mundo enquanto não houver paz nas nações. Nunca haverá paz na nação enquanto não houver paz nas famílias. E nunca haverá paz nas famílias enquanto não houver paz em cada pessoa individualmente. E nunca haverá paz no indivíduo enquanto o Príncipe da Paz não for convidado para reinar no seu coração. Jesus Cristo é o Príncipe da Paz. Veja o que diz Isaías 9.6 mencionando o nascimento de Jesus: “Porque um menino nos nasceu,... E o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Fica claro para nós, que um dos objetivos do nascimento de Jesus é promover paz na terra e paz em pelo menos três sentidos.

Paz com Deus: Se alguém está tentando viver a sua vida sem Deus, então ele estará em guerra contra Deus e precisa de um acordo de paz, de paz espiritual. O apóstolo Paulo diz em Romanos 5.1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Paz de Deus: Jesus veio nos trazer paz emocional, paz interior, que acontece quando estabelecemos paz com Deus. Se tivermos paz com Deus, teremos paz conosco mesmo. Ou seja, a paz de Deus invade o nosso coração no momento em que fazemos as pazes com Ele. Nossa paz só vai acontecer quando nos relacionamos, conhecemos e aprendemos a confiar e descansar Nele. É isso que Paulo quer dizer em Fp 4.6-7: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Paz com os outros. A paz que Jesus veio trazer é paz espiritual, é paz emocional, mas é também paz relacional. Ele veio trazer reconciliação entre os homens, entre famílias, entre pais e filhos. Paulo também diz em 2 Co 5.18-20: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”

E outras palavras, Deus nos tem dado tanto um ministério quanto uma mensagem da reconciliação, para que cada um de nós, tendo recebido a paz com Deus e paz de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, possamos agora ajudar as pessoas a encontrarem paz com Deus, a paz de Deus e paz com os outros.

Concluindo, digo que uma das maiores necessidades do mundo, do nosso país e da maioria das famílias são paz e reconciliação. Esta é a mensagem do Natal, do nascimento de Jesus: Paz na terra e boa vontade entre os homens. Que Deus te abençoe muito nesse Natal. Que você desfrute de muita paz com Deus, consigo mesmo e com todos que você se relacionar nesses dias.

Pr. Márcio Alves de Oliveira
Integrante da equipe pastoral da Igreja Presbiteriana do Cariru e responsável pela Congregação Ebenézer




0 Responses