Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?

Sheila Bastos Sheila Bastos
Formada em Administração, Pós Graduada em Marketing, 
Radialista/Apresentadora e colaboradora do Portal OgalileO
17/03/2010 16:06h

Nada! Coelho não tem nada a ver com a Páscoa, muito menos bota ovo. Se pelo menos fosse ‘Cordeirinho da Páscoa'...

O comércio em geral já está lotado com ovos de chocolates, e certamente se você já é pai ou mãe, e tem filhos na pré-escola deve ter recebido o comunicado da professora pedindo uma cartolina e um ovo de chocolate de 250g para a festinha da Páscoa.

Na semana que antecede a data, é comum encontrarmos as crianças saindo de suas escolas todas alegres, com suas orelhinhas de coelho, o nariz pintado de vermelho e a cestinha com o ovinho nas mãos. Elas chegam radiantes em casa!

Querem contar para todos sobre a experiência que viveram, seguindo as pegadinhas do coelhinho pelo chão da sala de aula em busca dos ovinhos que ele escondeu na noite passada...

É tão emocionante vê-los felizes, vibrantes; mas infelizmente tudo isto é um engano!

Onde está a verdadeira Páscoa?

A palavra ‘Páscoa’ é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem, e nos remete a primeira festa que foi realizada com a libertação dos Hebreus da escravidão no Egito. E posteriormente, a libertação da humanidade da escravidão do pecado.

O sangue do cordeiro nos umbrais das portas livrou as famílias da décima praga, a matança dos primogênitos. E Cristo ao morrer na cruz, foi o verdadeiro cordeiro, derramando o seu sangue para nos livrar da morte e nos dar a vida eterna.

Esta é a verdadeira Páscoa. Nada que se compares com as lendas espalhadas por aí, como a da mãe que não tinha dinheiro para comprar um presente para o filho e que pintou ovos de galinha para presenteá-lo, e quando a criança os achou viu um coelho no quintal, acreditando que tinha sido ele quem preparara o presente; ou ainda, a estória pagã da deusa da Primavera, Ostera (ou Ostara) que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus, símbolos da chegada de uma nova vida.

A Colomba Pascoal é o símbolo do Espírito Santo. Seja sincero, quando você está comendo aquele bolo delicioso cheio de açúcar e amêndoas você lembra do Espírito Santo? Exceto quando abençoamos a refeição, não é comum associarmos o Espírito Santo de Deus com um bolo confeitado, não é mesmo?

É como se os fabricantes nos dissessem: ‘Já fizemos a nossa parte, o bolo é em formato de pomba, Deus está aí e ponto final.’

Eu particularmente gosto muito de chocolate, não importa se quadrado, redondo ou bombom, e os ovos nada mais são do que os tradicionais chocolates em formato diferente. São produtos sazonais, só aparecem em determinada época do ano como as colombas e os panetones.

Não sou contra consumi-los, mas acho um abuso os preços aplicados. No entanto, como já faz parte da cultura, todo mundo acaba adquirindo.

Experimente dar para uma criança uma barra de 400g de um chocolate justificando que é maior do que um ovo de 250g, provavelmente será frustrante.

Eu acredito que o problema não está em um ovo de chocolate, uma colomba, ou um panetone, mas sim no que temos crido.

Quanto aos filhos, eu como mãe num primeiro momento expliquei que a Páscoa era muito especial, falei da Morte e a Ressurreição de Cristo, e deixei claro que não existia nenhuma relação com os ovos e coelhos.

E isto gerou uma série de histórias engraçadas e constrangedoras. Numa ocasião, estávamos reunidos em um almoço familiar e uma criança chegou mostrando o ovo enorme que o ‘coelhinho da Páscoa’ tinha trazido para ela. Eu mais do que depressa busquei pelo o meu filho com os olhos, na intenção de dar aquele toque sutil, que só as mães sabem, mas não deu tempo. Ele disparou: - Não existe coelho da páscoa!

Imaginem? Todo mundo olhou prá mim, eu senti o rosto queimar e apenas respondi: É gente, não existe mesmo, né?

Conhecer a verdade nos torna diferente de todos, até nas pequenas coisas. É preciso estar preparado, pois os questionamentos virão.

Com o passar dos anos eu fui aprofundando no assunto, até que o ensinamento fosse completo e que meu filho compreendesse o significado da Páscoa (Ex. 12-13 e Jo. 13-20).

Que todos nós possamos viver a Páscoa de Cristo! E reconhecermos o Seu amor imerecido por todos nós!

Feliz Páscoa!

0 Responses