30.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Carlos "Catito" Grzybowski
Entender por que uma pessoa se comporta como se comporta sempre foi um dos mistérios da humanidade. Para responder a esse mistério, vários campos do saber, como a filosofia, a psicologia, a biologia, a antropologia, a sociologia e a teologia, têm criado teorias que abarcam desde aspectos exclusivamente biológicos até aspectos de cunho unicamente transcendental.
A verdade é que, até o presente momento, temos muitas teorias e poucas certezas sobre o que realmente define a conduta humana.
29.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
José Nêumanne - O Estado de S.Paulo
Causa perplexidade geral ter a chefe da Casa Civil da Presidência da República sido demitida na reta final da campanha eleitoral sem que isso haja produzido a consequência natural de um escândalo dessas proporções na popularidade do presidente, que a nomeou, nem feito cair do topo da preferência eleitoral sua candidata, que a patrocinou. A falta de proporção de causa e efeito em episódio dessa relevância não se deve apenas à credulidade popular, capaz de aceitar que Lula não assuma a responsabilidade dos atos de sua principal assessora e que Dilma Rousseff se exima de culpa pela ascensão de uma funcionária incapaz de subir na vida por méritos próprios, que ninguém imagina quais possam ser.
29.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Entenda as funções do presidente da República, dos governadores, dos senadores e dos deputados federais e estaduais e como se dá a escolha a partir do seu voto nas eleições majoritárias e proporcionais
Eles prometem muito. Será que podem mesmo fazer, se eleitos, tudo o que prometeram nas eleições? Quais são seus limites? Quais são suas atribuições? Quem fiscaliza quem? Na linha de contribuir para a orientação do voto dos eleitores, o Congresso em Foco pintou-se de amarelo, para lembrar o quanto a escolha que será feita no domingo, 3 de outubro, exige atenção.
28.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
O princípio fundamental é que esta nossa vida aqui na terra é apenas uma vida preparatória. "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não tivermos desfalecido". Será que se sentem cansados e fatigados, e às vezes sentem que tudo é demais para vocês? Voltem atrás e olhem para as suas vidas, e as coloquem no contexto da eternidade. Parem e perguntem a si mesmos o que tudo isso significa. É nada mais que uma escola preparatória. Esta vida é uma ante-sala da eternidade, e tudo que fazemos neste mundo é uma antecipação da nossa vida futura. Nossas maiores alegrias nada mais são que os primeiros frutos e o ante-gozo da alegria eterna que nos espera. Como é importante que nos lembremos disso! É o peso da rotina da vida diária que nos abate. Talvez comecem o dia dizendo: "Bem, mais um dia pela frente!" Ou um pastor talvez diga: "Mais um domingo, e hoje preciso pregar duas vezes". Que coisa horrível é dizer isso! O peso da rotina muitas vezes pode nos levar ao ponto de dizer isso. Mas a solução é contemplar a situação toda em seu contexto glorioso, e dizer: "Estamos a caminho da eternidade, e esta vida é apenas uma escola preparatória". Que diferença isso faz! "Continuem a fazer o bem", diz Paulo, "por causa da certeza da colheita que virá". "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não tivermos desfalecido". A partir do momento que compreendem algo da verdade sobre a colheita, não mais desfalecerão.
26.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
22/09/2010 12h33 - Por: Bandnews
Um projeto, que está na Câmara dos Deputados, transforma a prática de mentir no currículo em crime. A punição pode chegar a dois anos de prisão.
Fonte: TV Uol
25.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Algumas mulheres afegãs acabam, para seu próprio azar, recebendo quase os mesmos direitos do que os homens de seu país: ainda na infância são vestidas como meninos para proteger o orgulho de suas famílias.
Segundo reportagem do "New York Times", a prática existe há gerações e é reproduzida até hoje, inclusive por mulheres escolarizadas e com assento no Parlamento.
Segundo reportagem do "New York Times", a prática existe há gerações e é reproduzida até hoje, inclusive por mulheres escolarizadas e com assento no Parlamento.
24.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Outro dia, ao chegar ao Rio de Janeiro, tomei um táxi. O motorista, jeito carioca, extrovertido, foi logo puxando papo, de olho no retrovisor.
- A senhora é de Brasília, não é?
- Sim -- respondi.
- É, eu a reconheci. E como é que a senhora aguenta conviver com aqueles ladrões lá do Planalto Central? Não deve ser moleza.
- A senhora é de Brasília, não é?
- Sim -- respondi.
- É, eu a reconheci. E como é que a senhora aguenta conviver com aqueles ladrões lá do Planalto Central? Não deve ser moleza.
24.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Qui, 23 de Setembro de 2010 11:21 |
SANTOS (São Paulo) - Não deixe essa ideia crescer e se desenvolver dentro de seu coração. A triste e chocante história da francesa Dominique Cottrez, noticiada recentemente pelos jornais do mundo, que matou oito filhos recém-nascidos, é um retrato real do pensamento que procura dominar nosso tempo. O que me preocupou em demasia foi o curto tempo de duração em que a indignação da sociedade perdurou ao tomar conhecimento desse fato. Essa Cultura da Morte vai aos poucos dominando nossas almas e mentes. |
23.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Está circulando na Internet um e-mail que vocifera contra a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), acusando-a de ter dito estas palavras:
“... o candidato Serra está convidado a participar do meu governo, porque nesta eleição, nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória. As pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno”.
Dilma tem sido duramente combatida pelo meio evangélico – cuja maioria do seu público apoia Marina Silva (PV). Não é por menos. Até agora, ninguém viu a candidata petista governar nada, lhe falta experiência em cargos majoritários elegíveis e é uma incógnita do que venha a fazer sem o comando do Presidente Lula.
23.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Há cinco razões para este posicionamento
Igreja não apoia candidato. Igreja não se envolve com política partidária. Há pelo menos cinco razões para este posicionamento.
Primeira: o Estado é laico. Igreja e Estado são instituições distintas e autônomas entre si. É inadmissível que, em nome da religião, os cidadãos livres sofram pressões ideológicas. Assim como é deplorável que os religiosos livres sofram pressões ideológicas perpetradas pelo Estado. É incoerente que um Estado de Direito tenha feriados santos, expressões religiosas gravadas em suas cédulas de dinheiro, espaços e recursos públicos loteados entre segmentos religiosos institucionais. É uma vergonha que líderes espirituais emprestem sua credibilidade em questão de fé para servir aos interesses efêmeros e dúbios (em termos de postulados ideológicos e valores morais) da política eleitoral ou eleitoreira.
22.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Dupla de americanos diz que suposta abertura das águas durante a fuga do Egito pode ter sido evento natural
Cientistas simularam vento que teria aberto passagem; travessia não teria sido no mar Vermelho, mas no Nilo
Cientistas simularam vento que teria aberto passagem; travessia não teria sido no mar Vermelho, mas no Nilo
Segundo o texto bíblico, "um forte vento leste" soprando sobre o mar teria aberto as águas para Moisés e os israelitas que fugiam do Egito. Agora, dois cientistas dizem que o "milagre" é compatível com as leis da física.
A reportagem é de Reinaldo José Lopes e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 22-09-2010.
Carl Drews, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, e Weiqing Han, da Universidade do Colorado em Boulder, traçam um cenário que eles consideram "relativamente próximo" do descrito no livro do Êxodo, o segundo da Bíblia.
22.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
20/09/2010 - 07h00
A pouco mais de um mês e meio das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 –faltam precisamente 47 dias–, é hora de o estudante começar a se preparar para a maratona dos dias 6 e 7 de novembro. Isso não quer dizer, claro, que ele já não deveria estar estudando desde bem antes.O coordenador do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, diz que a melhor maneira de se preparar é estudando para todas as matérias. “É manter o ritmo desde o começo do ano. Como se vai aprender física? Estudando.”
21.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pressionará ministros do STF com manifesto da sociedade em favor da lei, antes do julgamento de Joaquim Roriz
A mobilização em defesa da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) multiplica-se. Mais de 130 mil pessoas, temerosas com a possibilidade de uma derrota da nova Lei no Supremo Tribunal Federal (STF), assinaram uma carta-manifesto que deverá ser entregue nesta terça-feira (20) aos ministros do Supremo. O documento cobra respeito à legislação e alerta para os riscos de deferimento de recursos dos candidatos já barrados nas instâncias inferiores. O receio é que o relaxamento enfraqueça a legitimidade da Lei e abra a janela para a eleição de candidatos enrolados com a Justiça.
21.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Você é escravo do relógio? Reflita com Tais Machado sobre a utilização do tempo em sua vida.
Os ritmos da vida variam nas estações existenciais. Ouvimos as fortes palavras do Eclesiastes: "Para tudo há uma ocasião certa; há tempo certo para cada propósito debaixo do céu" (Ec 3.1). Mas como compreender tal ponderação considerando nosso contexto atual?
Hoje em dia, um dos comentários mais comuns é sobre a falta de tempo para o muito que se gostaria de fazer. É fácil constatar os efeitos da má administração do tempo diante das pressões e desejos que nos alimentam. Em geral somos apressados, estressados e pouco saudáveis.
Hoje em dia, um dos comentários mais comuns é sobre a falta de tempo para o muito que se gostaria de fazer. É fácil constatar os efeitos da má administração do tempo diante das pressões e desejos que nos alimentam. Em geral somos apressados, estressados e pouco saudáveis.
20.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Enganam-se os que pensam que os custos da violência são relacionados somente aos gastos com os sistemas de segurança público e privado.
Os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, com internações por agressão em 2006 foram de R$ 40 milhões. A despesa com as internações das vítimas de acidentes de carro no mesmo ano foi de aproximadamente R$ 117 milhões. Os custos totais com a violência no trânsito foram da ordem de R$ 28 bilhões (2008), segundo o Ministério da Saúde. Os números, no entanto, para tratar essas agressões e acidentes são pelo menos quatro vezes maiores. É o que mostra estudo realizado por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
19.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
O Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia. Desse volume, apenas 13% vão para aterros controlados, outros 10% para aterros sanitários, 09% são compostados em usinas e 0,1% são queimados. Os restantes 76% (mais de 180 mil toneladas) são depositados em “lixões” a céu aberto, provocando enorme impacto ambiental e risco à saúde do planeta e da população. Algo precisa ser feito para reverter esse quadro desfavorável. A reciclagem é o ideal pois, além de evitar que o nosso habitat se transforme numa grande lixeira, ainda proporciona a montagem de uma grande fonte de recursos a partir do que jogamos fora.
18.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Programas sociais por si sós de nada adiantam, pois não garantem o crescimento contínuo da economia, não instruem as pessoas a serem cidadãos pensantes A passagem do Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de setembro, sinalizou uma ótima oportunidade para refletirmos sobre a educação no Brasil e percebermos que, conforme dados do IBGE, ainda temos pouco o que celebrar. Atualmente, cerca de 10% da população com mais de 15 anos é formada por analfabetos, correspondendo a aproximadamente 14,2 milhões de pessoas, um dado preocupante. Afinal, qualquer nação em que a população, especialmente a jovem, é formada por analfabetos ou semianalfabetos está fadada a manter um baixo desenvolvimento econômico e político. |
17.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Este vídeo explica de forma simples e divertida como funciona uma eleição em dois turnos, desmisitifcando o mito do voto útil
Eleição em dois turnos
Faz-se eleição em dois turnos somente em pleito realizado pelo sistema majoritário, princípio que requer, para considerar-se eleito, que um dos candidatos ao cargo em disputa obtenha – numa primeira ou única votação, ou numa segunda, se necessário – a maioria absoluta (metade mais um) dos votos válidos. Não se computam, nesse caso, os votos em branco e os nulos. Se nenhum dos candidatos alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, realiza-se um segundo turno entre os dois mais votados no primeiro. Considera-se, então, eleito o candidato que obtiver maioria dos votos válidos.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Eu vi no: Blog da Leilahh
16.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Essa cartilha está disponível em PDF no link abaixo:
Blog PRA CASA NÃO CAIR
15.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
14 de julho de 2010 12:45
Na prática, não há mais diferença entre um e outro. Nenhum deles conta na hora de fazer a soma oficial dos votos de cada candidato. Desde 1997, quando houve uma mudança na legislação eleitoral, os votos brancos e nulos passaram a ter significado quase idêntico, ou seja, não ajudam e nem atrapalham a eleição. Como muita gente não sabe disso, a confusão persiste.
14.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
No dia 4 de junho de 2010 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei Complementar nº135. Conforme podemos observar em sua redação, esta lei altera a Lei Complementar nº64, de 18 de maio de 1990, norma que estabelece, com base no § 9º do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade.
Sem dúvida alguma, ainda que a supracitada lei esteja sendo alvo de discussões, não podemos negar o fato de que a mesma é mais uma prova incontestável de que vale a pena nos mobilizar no sentido de exercer nossa cidadania também no campo jurídico. Nesse sentido, é digno de destaque o empenho do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que coletou dois milhões de assinaturas a fim de viabilizar o “Projeto de Lei de Iniciativa Popular Vida Pregressa dos Candidatos”.
Por outro lado, mesmo tendo conhecimento de que alguns registros de candidatura já estejam sendo negados em razão da Lei Ficha Limpa (135/10), não se pode imaginar, em razão disso, que a força da lei seja suficiente para resolver tudo que envolve um período eleitoral, seja com relação àqueles que se candidatam a cargos públicos ou àqueles que escolhem e votam em seus candidatos. Pois, em tal período, existem muitas coisas que fogem ao nosso campo de visibilidade. Referimo-nos, especialmente, ao âmbito da consciência, uma questão de foro íntimo, que se materializa nas urnas para o bem ou para o mal.
Ainda que saudemos com apreço e entusiasmo a chegada da Lei Ficha Limpa, é preciso lembrar que ela mesma nos sinaliza que muitos brasileiros, ao longo de muitas gerações e de muitos pleitos, não foram capazes de exercer uma vida pública marcada pela pureza e pela integridade. Por isso, ter a ficha limpa é necessário sim, mas consciência limpa é essencial para que a nação não destrua a si mesma.
Uéslei Fatareli
Mestre em ciências da religião na Universidade Mackenzie, compositor e pastor
Fonte: Ultimato
Sem dúvida alguma, ainda que a supracitada lei esteja sendo alvo de discussões, não podemos negar o fato de que a mesma é mais uma prova incontestável de que vale a pena nos mobilizar no sentido de exercer nossa cidadania também no campo jurídico. Nesse sentido, é digno de destaque o empenho do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que coletou dois milhões de assinaturas a fim de viabilizar o “Projeto de Lei de Iniciativa Popular Vida Pregressa dos Candidatos”.
Por outro lado, mesmo tendo conhecimento de que alguns registros de candidatura já estejam sendo negados em razão da Lei Ficha Limpa (135/10), não se pode imaginar, em razão disso, que a força da lei seja suficiente para resolver tudo que envolve um período eleitoral, seja com relação àqueles que se candidatam a cargos públicos ou àqueles que escolhem e votam em seus candidatos. Pois, em tal período, existem muitas coisas que fogem ao nosso campo de visibilidade. Referimo-nos, especialmente, ao âmbito da consciência, uma questão de foro íntimo, que se materializa nas urnas para o bem ou para o mal.
Ainda que saudemos com apreço e entusiasmo a chegada da Lei Ficha Limpa, é preciso lembrar que ela mesma nos sinaliza que muitos brasileiros, ao longo de muitas gerações e de muitos pleitos, não foram capazes de exercer uma vida pública marcada pela pureza e pela integridade. Por isso, ter a ficha limpa é necessário sim, mas consciência limpa é essencial para que a nação não destrua a si mesma.
Uéslei Fatareli
Mestre em ciências da religião na Universidade Mackenzie, compositor e pastor
Fonte: Ultimato
12.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Todo mundo já teve dúvidas de como escrever essa palavrinha. O mestre Fernando Pessoa mostra que a reforma não mudou nada no uso do porquê. E o professor Sérgio Nogueira explica todas as regras.
Por que junto? Por que separado? Por que com acento? Tantas são as nossas dúvidas no uso da gramática da língua portuguesa.... Estamos sós nas nossas incertezas?
“Por que que a gente coloca no final da frase com acento circunflexo?”, diz a assistente social Karina Vieira.
“Eu não sei o porquê separado e o porquê junto com acento, não lembro...”, admite a estudante Carla Lima Silva
“Gera várias dúvidas, mas acho que não só em mim. Várias pessoas que escrevem a palavra porquê, ficam se perguntando: será que esse porquê é separado? é com, é sem acento, é junto, é complicado”, admite a professora Eliana da Silva.
Mas há entre a multidão vacilante, atormentada com os quatro tipos de porquês, alguém que tem certezas.
“Você faz o porquê separado na pergunta e junto na resposta. Quando pode substituir por pelo qual, escreve separado. E o acento quando termina a frase, quando depois do que vem um ponto final. Esse que tem um acento circunflexo em cima”, explica o professor Caio Galhardi.
Fernando Pessoa parece estar sempre certo. É bom aprender com ele, incansavelmente, o porquê e os porquês do português na frase escrita na areia: "Louco sim, louco porque quis grandeza...", escreve. O porquê está junto porque dá uma explicação.
O poema é identidade, tem a cara do poeta. E o porque vem separado quando aparece no sentido de por qual razão:
"Pobre velha música! Não sei por que agrado,
enche-se de lágrimas meu olhar parado”
Quando as letras se embaralham e a gente se atordoa entre as dúvidas e as regras, o que nos salva é o conselho do poeta:
"Copiaste? fizeste bem.
copia mais, sem canseira.
copia, pilha, retém...
é a única maneira
de não escreveres asneira."
Fonte: Bom Dia Brasil-Globo.com
11.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
|
10.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Se alguém pensa em religião na China, provavelmente pensa em budismo ou taoísmo. Mas o cristianismo está no auge, como nunca antes. Muitas das restrições à liberdade de culto que se originaram na Revolução Cultural dos anos 60 foram descartas, abrindo caminho a um grau surpreendente de abertura e liberdade religiosa.
Tanto as igrejas católicas como as protestantes autorizadas pelo estado experimentaram níveis de crescimento que poucos poderiam prever na década de 80. A igreja protestante chinesa faz alarde de 20 milhões de fieis. Os chineses católicos chegam a 10 milhões. De qualquer forma, estão no meio de 1,5 bilhão de habitantes. Ou seja, uma gota no oceano.
9.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (9) que o plano de um pastor da Flórida de queimar cópias do Alcorão está sendo usado pela rede Al Qaeda como uma ferramenta de recrutamento de militantes. Obama pediu que o pastor reconsidere a decisão.
"Isto é um incentivo para o recrutamento pela Al Qaeda", disse Obama em uma entrevista ao programa de televisão "Good Morning America", da TV ABC. "Há grave violência em lugares como Paquistão e Afeganistão. Isto pode ampliar o recrutamento de pessoas que desejariam se explodir em cidades americanas ou cidades europeias."
9.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Prática, conhecida como alienação parental, prejudica a formação das crianças. Desde setembro uma lei considera isso um crime.
"Ela está bem distante atualmente. Já tem um ano que não a vejo...", diz.
Ele não pode ser identificado porqie o caso ainda está na Justiça.
A mãe, com quem ele viveu pouco tempo, dificulta os encontros entre pai e filha desde que a menina tinha dois anos.
"Eu nunca passei um Natal com minha filha e ela vai fazer 18 anos agora...."
É um caso típico de alienação parental.
"Alienação parental termo utilizado para que a gente determine o conjunto de sintomas que são criados ou imputados à criança, filho de pais separados, quando um dos pais tenta denegrir a imagem do outro a ponto de fazer com que ele não exista mais no imaginário e no interior dessa criança", explica a piscóloga e advogada Alexandra Ulmann.
Os maiores prejudicados são os filhos.
"Prejudica muito, na verdade a personalidade da criança se estrutura na relação com pai e mãe. Quando um genitor começa a desqualificar a imagem do outro genitor para essa criança, a identidade dela passa a ficar comprometida e uma série de questões relacionadas a essa estruturação de personalidade ficam comprometidas, como relacionamentos dela no futuro, ansiedade, depressões.... Uma série de outras questões podem decorrer da alienação parental", diz a pisicóloga Andreia Calçada.
Um mal comum na sociedade
"A alienação parental tem graus variáveis, existem aqueles que são bem sutis desde a dificuldade de contato telefone com a criança , da desqualificação do pai ou da mãe com aquele que cuida. É sempre aquela coisa muito sutil . Até situações mais graves como acusações falsas de abuso , psicologica ou sexual, são usadas dentro dos processos de alienação parental para destruir o vínculo afetivo entre um dos filhos e o genitor", comenta Andreia Calçada.
Mas desde o fim do mes passado, falar mal de pai ou mãe, ou dificultar a convivência, passou a ser considerado crime. A lei pune pais e mães que tentam colocar os filhos contra o ex-parceiro. O crime é definido como interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente.
Que tanto pode vir dos pais, quanto dos avós, ou de quem tenha a guarda da criança.
A nova legislação prevê multa, a ser definida pelo juiz, acompanhamento psicológico e até perda da guarda da criança.
Mas a lei não pretende apenas punir.
"A idéia é que a lei não seja só punitiva, seja pedagogica. Que possa manter um convívio com os dois genitores", diz Andreia Calçada.
Após dezesseis anos de luta, a esperança homem é o tempo: ele espera que a filha entenda, quando for maior de idade, o amor de pai com que ela pode contar.
Bom Dia Brasil - 08/09/2010
Fonte: Bom Dia Brasil - Globo.com
9.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Essa cartilha está disponível em PDF no link abaixo:
Blog PRA CASA NÃO CAIR
7.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Tornou-se uma preocupação mundial o fato de crianças e jovens permanecerem tempo excessivo em frente aos aparelhos de televisão. É importante que os adolescentes tenham acesso a programas criativos que mostrem os progressos nos vários campos da atividade humana e informem sobre outros povos e culturas, sobretudo nesta era que denominamos da mundialização.
Lamentavelmente, os programas oferecidos pelas redes de televisão, em sua grande maioria, exaltam a violência, o egoísmo, o erotismo, a cultura da má competição. Raríssimos são os programas que mostram a solidariedade como fator capaz de criar uma sociedade da cooperação ou pregam o respeito aos idosos, aos pobres, às minorias. Os pais reclamam, com razão, da falta de uma programação seletiva, que permita aos jovens e às crianças terem o que chamamos de educação informal.
6.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Muita gente acredita que estar contratado é garantia de permanência no emprego. Conheça alguns dos piores pecados que se pode cometer no ambiente profissional.
Você presta atenção no seu comportamento no trabalho?
“Um dos meus maiores erros é o horário” – Natalino Borren, jornalista.
“Às vezes eu fico muito tenso, fico meio nervoso quando eu vou fazer alguma coisa que precisa de imediato” – Cleiton Robert, estagiário de contabilidade.
“A gente fala palavrão, deixa escapar às vezes” – Gabriel Correa, designer.
Esse tipo de atitude pode travar sua carreira. Um dos principais erros é a falta de postura, achar que no trabalho você está em casa, à vontade. Como por exemplo, entrar nos ambientes sem ser convidado, fazer piadas o tempo todo, mostrar uma intimidade que não existe.
Este tipo de funcionário é comum nas empresas. São os famosos folgados, inconvenientes. O folgado também costuma abusar do telefone e do computador da empresa para assuntos pessoais.
E usar roupas como se estivesse na praia ou na academia? No “casual day” até pode colocar uma calça jeans, uma camisa. O que não pode é colocar a mini-saia super curta.
Hábitos de higiene. Cuidado com o mau hálito! “Você meio que oferece uma balinha propositalmente. É preciso dar um jeitinho”, conta Francisco Chaves, estagiário.
Um dos piores comportamentos, na opinião de quem contrata, é o mau humor. “Competência básica é ter bom humor no trabalho”, explica a consultora de RH, Renata Balduzzi.
Excesso de nervosismo e ansiedade também compromete a imagem. “É preciso desestressar, não pode passar isso para todo mundo. Se você está fazendo aquilo que gosta, vai fazer bem feito”, completa a consultora.
A consultora lembra que as empresas avaliam a capacidade técnica na hora de contratar, mas é o comportamento que vai definir o tempo no emprego. “É importante que a gente possa atentar bastante essas questões comportamentais que façam as outras pessoas que trabalham com você te enxergarem de uma maneira positiva, pró-ativa, agradável e perceberem em você uma atitude para frente.”
Briga no trabalho
Há dois meses, Wanderson Jesus Rodrigues perdeu o emprego por causa de uma briga no trabalho. Ele chegou a jogar um objeto num colega da empresa. “O que me levou a fazer isso foi o ciúme, uma atitude de um colega de trabalho que eu não gostei. Minha namorada trabalhava no mesmo local e eu acabei perdendo minha cabeça e sendo demitido por justa causa”, conta ele.
Desempregado, ele aprendeu uma lição. “A lição que fica é que devemos pensar antes de agir, independente da situação. Nada que uma boa conversa não possa resolver as coisas.”
Ele diz estar preparado para o próximo emprego. “Vou saber resolver a situação e lidar melhor com ela”, conclui Wanderson.
Fonte: Globo.com - Jornal Hoje
6.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
UMA HISTÓRIA DE AMOR A DEUS
Iniciado em Hernhut, Alemanha no século 18, o movimento de oração continua (24 horas) chamado Moravianos durou por quase 100 anos, e eles não oravam por aquilo que não estavam dispostos a ser a resposta.
Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.
Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: " Nenhum pregador e nenhum clérico chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido". Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: "E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?", o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua propria venda para custiar sua viagem.
No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas familias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas:
Estou convencido que não devo orar se não estou disposto a ser resposta pelo o que estou orando. "... Deus é poderoso pra fazer muito mais.... de acordo com Seu poder que opera em nós" (Ef. 3:20)
Fonte: Voltemos ao Evangelho
5.9.10
|
By Pra Casa Não Cair
Esconder opiniões não é uma boa saída e pode ter uma má influência para os filhos
Outro dia uma paciente comentava comigo, como em variadas situações se colocava a questão: "devo falar, ou melhor me calar?". Falar e com isso começar uma discussão ou deixar de lado a irritação ou a discordância e assim omitir-se? É de fato uma encruzilhada bastante comum em nossas vidas. Algumas situações sem maiores consequências outras nem tanto.
Assinar:
Postagens (Atom)