Curso Aconselhamento Pastoral Familiar

Oferecido em convênio com EIRENE do Brasil
Ferramentas eficazes para quem trabalha com famílias!
Destinado a profissionais das ciências humanas e da saúde, oficiais de igrejas, pastores e pastoras.

Clique aqui e preencha sua ficha de inscrição
Clique aqui para gerar o(s) boleto(s) de pagamento do curso

O Curso
Princípios de psicologia, vivências e orientações com base em sólida teologia cristã.
O curso é oferecido pela EIRENE do Brasil, em convênio com o CEM para profissionais liberais, missionários, líderes, professores, pastores e oficiais de igreja.
» EIRENE E ACONSELHAMENTO PASTORAL FAMILIAR
O termo “Eirene” vem do grego e significa Paz, Harmonia, Reconciliação, Bem-Estar. A EIRENE é uma associação latino-americana de profissionais cristãos que trabalha em favor do desenvolvimento, fortalecimento e defesa da saúde integral da família. O Curso de Aconselhamento Pastoral Familiar treina as pessoas com chamado para atender a família em seus multiformes aspectos. O Curso combina a seriedade acadêmica com o enfoque bíblico e a preocupação pastoral. É ministrado em três módulos, cada um contendo dois cursos teóricos e um prático ou vivencial. Tem atividades pela manhã, à tarde e à noite.
Cada bloco de disciplinas é independente, permitindo que o aluno inicie seu curso em qualquer dos períodos. Não há obrigatoriedade de se cursar na seqüência, caso surja algum imprevisto.

Módulos
Módulo III – 26 a 30 de julho de 2010
Curso 5
» Fundamentos Bíblico-Teológicos do Matrimônio e da Família – estuda como a teologia cristã, com fundamentação bíblica, analisa e interpreta temas pertinentes à família, tais como: a relação homem-mulher; família e igreja; divórcio e as igrejas evangélicas e uma pastoral familiar.
Curso 6
» Sexualidade e Família – analisa sob a ótica cristã, temas importantes para a formação de uma sexualidade saudável. Não parte de um pragmatismo do certo ou errado, mas incentiva ao estudante investigar a Palavra de Deus na construção de seus conceitos de sexualidade em contraste com o aprendido na cultura, na educação pessoal, na mídia, nos ensinos religiosos e na experiência pessoal.
» Seminário Prático – Bases do Aconselhamento Familiar – visa oferecer ferramentas práticas ao pastor/líder de trabalhos com casais/famílias no aconselhamento pastoral, visando a resolução de conflitos e a saúde integral dentro da família cristã, integrando aspectos da espiritualidade com os relacionamentos.

Módulo I – 24 a 28 de janeiro de 2011
Curso 1
» A Família na América Latina Hoje – estudo sociológicos dos fatores formacionais da família com enfoque especial na família Latino-Americana. Estuda aspectos tias como: origem e evolução da família; variações culturais; economia mundial; migração; machismo e violência doméstica; estratégias de sobrevivência nos setores populares; cultura da pobreza e Evangelho e família.
Curso 2
» Fundamentos de Psicologia – estudo dos aspectos básicos da psicologia geral: história da psicologia; principais escolas; bases biológicas do comportamento; sistema nervoso; percepção; aprendizagem; emoções, inteligência; motivação e personalidade.
» Seminário Prático: Programa de Acompanhamento Pastoral em Crises (PAPEC) – dirigido a famílias que passam por um processo de crise decorrente de tragédias, mudanças, separações, divórcios e ensina aspectos práticos de como acompanhar uma pessoa ou família neste processo.
Módulo II – 25 a 29 de julho de 2011
Curso 3
» Ciclo Vital da Família – abrange os aspectos do desenvolvimento humano nas várias etapas da vida, do nascimento à morte, numa perspectiva integral, psicoteológica, em especial na perspectiva de Escola Sistêmica.
Curso 4
» Comunicação conjugal e Familiar – analisa a importância da comunicação entre o casal e no relacionamento familiar. Estuda as bases científicas da comunicação, em especial nos aspectos metacomunicativos da linguagem e da influência destes na promoção ou resolução de conflitos.
» Seminário Prático – Educação Para a Vida (EPV) – treinamento para líderes de adolescentes e jovens, no qual se trabalha de forma de dinâmica 4 áreas de crescimento integral (física, emocional, social e espiritual).
NÚMERO DE VAGAS – 15 (mínimo) – 35 (máximo)
O CEM reserva-se o direito de não realizar o curso caso o número mínimo de inscrições não seja preenchido (nesse caso, haverá devolução do valor integral da inscrição).
Em caso de desistência por parte do aluno haverá devolução de 50% do valor da inscrição.
» Importante:
O curso tem início às 10 horas da segunda-feira e término às 18h00 da sexta-feira.

Preletores do módulo III
Carlos Catito
Psicólogo clínico e Coordenador Executivo da EIRENE do Brasil. Curso de Psicologia da UFPR e Curso de Especialização em Terapia Familiar  Sistêmica por EIRENE Internacional. Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR). Doutor em Lingüística Aplicada (UFPR); Assessor de Relações Internacionais do CPPC e diretor do Instituto Phileo de Psicologia.
Cleydemir de Oliveira

Informações: CEM
Psicólogo clínico, pastor em Ipatinga, MG, membro de Eirene do Brasil e do CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos.
0 Responses