O bullying é uma epidemia social, diz educadora no Panorama



A condenação de um adolescente ao pagamento de R$ 8 mil por danos morais causados a uma colega da mesma idade por causa do bullying, em uma escola particular de Belo Horizonte, trouxe o assunto para ser debatido no programa Panorama da TV Assembleia. O bullying é caracterizado como um tipo de violência física ou psicológica que é praticado de forma constante por uma pessoa contra outra que, normalmente, não consegue se defender.


Os convidados do programa são o advogado Marconi Bastos Saldanha que impetrou a ação em nome de uma adolescente vítima de bullying, e a pedagoga Maria Inês Pereira, coordenadora de um programa de diagnóstico e prevenção ao bullying do Instituto de Educação de Minas Gerais.


O advogado Marconi Bastos Saldanha afirma que estudos internacionais mostram que o índice de jovens vítimas de bullying em Portugal e na Espanha é de 20% enquanto no Brasil este número chega a 35%, quase o dobro. E diz ainda mais: "Belo Horizonte é a segunda capital onde mais casos acontecem, só perde para Brasília", diz ele.


A pedagoga Maria Inês Pereira afirma que o programa de diagnóstico e prevenção do bullying do Instituto de Educação de Minas Gerias (IEMG) conta com o envolvimento de profissionais de diversas áreas, professores e pais de alunos, todos trabalhando de forma voluntária. "O bullying é uma epidemia social. A responsabilidade pela prevenção não é apenas da escola, mas de toda a sociedade", ressalta.


O programa traz ainda um depoimento do promotor de Justiça, Lélio Braga Calhau, autor do livro "Bullying - o que você precisa saber", referência sobre o assunto no país. O Panorama vai ao ar às 19 horas desta quarta-feira (26/5/10, com reprises à 1 da manhã de quinta-feira (27) e também no sábado, (29), às 7 horas e 18h30min.

Fonte: ALMG
1 Response
  1. É sempre importante informar e debater sobre este assunto. Eu já fui vítima do bullying e as marcas psicológicas são difíceis de ser saradas...
    Dia 26 vários blogs comentaram sobre o assunto.

    Um abraço, Deus te abençoe!