Os 10 mandamentos para prevenir e controlar a pressão alta


Chamada de pressão alta, a hipertensão arterial é propulsora de uma série de males – e, ao contrário do que muitos podem imaginar, não só aqueles que envolvem a circulação sanguínea. Quem tem pressão acima do normal está mais sujeito a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro. É diagnosticado como hipertenso o paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg.

A doença é crônica e não tem cura, embora possa ser controlada. Por isso, é importante fazer exames de rotina para detectar como andam os seus batimentos cardíacos. Mas, atenção: ter pressão alta não é, necessariamente, sinônimo de ser hipertenso. Isto porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na frequência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.


Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como a controlar níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista de dez mandamentos que vão deixar mais saudável o seu dia-a-dia:

1) Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
2) Pratique atividades físicas todos os dias;
3) Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
4) Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
5) Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
6) Abandone o cigarro;
7) Nunca interrompa o tratamento, este é para a vida toda;
8) Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
9) Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
10) Ame e seja amado.


Fonte: Portal Uai - Saúde Plena
1 Response
  1. Olá blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde