Estudo da Firjan feito em 6 capitais mostra que 95,6% acham valores altos. Para 97,1% das pessoas, custo é alto comparado à qualidade dos serviços.
Para 95,6% dos brasileiros, o valor cobrado em impostos no Brasil é muito elevado, é o que revela pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em seis capitais.
O índice é ainda mais alto quando o quesito avaliado é a eficácia dos serviços oferecidos em troca dos impostos pelo poder público. Para 97,1% das pessoas consultadas, as cobranças são altas quando comparadas à qualidade dos serviços.
"Acho que a gente paga muito e os impostos não são destinados ao que eles deveriam ser", falou a enfermeira Lilian Rodrigues.
Os pesquisadores também constataram que poucos brasileiros sabem o quanto pagam realmente de impostos. 72,7% dos entrevistados não souberam responder o percentual comprometido do salário todo mês com o pagamento de tributos.
Aqueles que a gente conhece e outros que vêm embutidos nos preços dos produtos que consumimos diariamente. 53% do valor da gasolina são de impostos, taxas e contribuições, por exemplo. É assim com o microondas (59%), o aparelho de celular (40%), entre outros itens.
"A principal surpresa foi o fato de que a população gostaria de ver o tema da alta carga tributária, alta carga de impostos tratado na campanha eleitoral, o que é algo extremamente positivo", diz Luciana Sá, coordenadora da pesquisa do Firjan.
Um economista ajudou o contribuinte Ramon a calcular quanto os tributos consomem da renda mensal dele. O susto foi perceber que os impostos consomem 64% do salário de Ramon.
"Pelo menos a população brasileira devia ter um retorno razoável. Um investimento no mobiliário urbano, na segurança, na educação, na saúde, e você não vê isso", disse Ramon.
Fonte: G1 - Globo.com
Postar um comentário