Discipulado marcado pelo amor



Texto: 1 João 4:18-21
Nós amamos porque ele nos amou primeiro. – 1 João 4:19



Embora tenha sido chamado de Boanerges, “filho do trovão”, capaz de explosão e cólera, capaz de ser irritável e impulsivo (Lucas 9:54), mesmo assim Jesus chama João para perto de Si para ser seu discípulo (Jo 1:19;20). Realmente Jesus veio para os pecadores, os perdidos. Desse relacionamento de proximidade, comunhão íntima (Jo 13:23), grande amizade, de coração para coração, nasce uma relação de confrontação e maturidade fazendo brotar em João um espírito sensível, atencioso e  nasce aí o Discípulo do Amor com definições bem explícitas sobre o amor nos livros de sua autoria, o Evangelho de João e as quatro Epístolas de João:

  •          João faz o mais belo resumo da Palavra e obra de Deus, marcando o amor como a motivação de DEUS: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.
  •          João faz a mais curta e concisa definição sobre Deus: “Deus é amor” – 1 Jo 4:8.


No contato com os escritos e vida de João, um servo discipulável e discipulador, podemos aprender muito sobre os propósitos de Deus para Sua igreja, para nossa vida, para o chamado pessoal de Deus a cada um de nós. Aprendamos nesta oportunidade com algumas marcas do discipulado de João, o discípulo do amor:

1 – Discipulado marcado essencialmente pelo amor:
De acordo com 1 Co 13:1, se a nossa motivação maior não for o amor, todos os nossos feitos, todo uso que fizermos dos nossos talentos e dons não terão o resultado que satisfaça o coração do nosso Deus. João afirma que a fonte desse amor está no amor de Jesus demonstrado a nós: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” – 1 Jo 4:19.

2 – Discipulado marcado pelo amor e alegria de ver os outros sendo discipulados:
O próprio Jesus nos dá um aferidor para verificação se estamos sendo discipulados e se estamos discipulando, quando nos diz em João 13:35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. E Aí eu encontro uma fala de João que nos mostra que ele assimila e pratica esse ensinamento de Jesus quando diz ao presbítero Gaio na epístola 3 João 4 – “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”. Realmente essa era uma marca de João, pois, anteriormente na Epístola 2:4 ele diz à “senhora eleita”: Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.

3 – Discipulado marcado pelo amor à Palavra de Deus: Ser discipulável e ser discipulador está diretamente ligado ao convívio constante com a vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita (Rm 12:2), registrada na Palavra de Deus. Esse nosso contato com a Palavra de Deus deixando-nos ser confrontados e transformados por ela faz com que o amor de Deus seja aperfeiçoado em nós de acordo com o ensino de João na sua Epístola 1 João 2:5;6.

Podemos concluir que João é um grande exemplo de discipulado, dentre os muitos exemplos que há na Palavra de Deus, por ser coerente com os ensinos recebidos no seu tempo de convívio e discipulado com Jesus (1 Jo 4:12). Deus nos dê a sensibilidade, o amor e a disposição de aprender sempre com a Sua Palavra e a atendermos o seu chamado ao discipulado, e que enquanto somos discipulados e enquanto discipulamos alguém, mantendo assim a coerência da visão de Deus para o discipulado, seja o amor a nossa real motivação.

Pastor Sebastião Cezar

1 Response
  1. Procura apresentar-te a Deus, aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade!

    Esse é o desejo de Deus aos discípulos dessa geração!
    E que o discípulo seja apenas como seu Senhor (com 's' maiúsculo mesmo, porque devemos nos inspirar Nele em primeiro ligar, claro), embora pareça difícil, é plenamente possível segundo a ótica do Deus da Igreja.

    Fica na paz pastor, belo texto!