Saiba com quem está falando



Quem acessa frequentemente serviços de mensagens instantâneas, redes sociais e e-mail públicos sabe que é cada vez mais comum o uso de identidades falsas. Alguém, se passando por um conhecido, tenta induzi-lo a clicar em um link ou visitar um site.

Nas redes sociais, as celebridades são as grandes vítimas de perfis falsos, mas o perigo não se restringe a elas. O acesso a esses espaço pode trazer riscos, pois o usuário, confiante de que está na página de uma pessoa que verdadeiramente conhece, pode clicar nos links e fornecer dados, comprometendo sua segurança.


Outro golpe conhecido consiste na indicação de um link, como se um contato seu tivesse gostado do conteúdo. Ao acessar a página, no entanto, o perfil do internauta pode ser contaminado por um malware que se autoreplica.

Os comunicadores instantâneos e e-mails também demandam cuidados. Não é raro o internauta receber links de seus contatos, o que aumenta significativamente as chances dele clicar.

Por isso, antes de sair por aí acessando todas as informações enviadas supostamente por seus amigos:
- avalie se faz sentido que a pessoa te mande a informação
- analise se o assunto não diz respeito a algum tema da moda, que poderia facilmente ser usado por criminosos para disseminação de vírus
- encaminhe um e-mail, mensagem ou ligue para seu amigo para verificar se ele encaminhou algo para você

Esses pequenos cuidados podem ajudá-lo a manter-se longe de problemas. Até a próxima ordem.
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

Esse post foi publicado de quinta-feira, 12 de agosto de 2010 às 14:41.
Fonte:  Internet Segura - Terra
0 Responses